segunda-feira, novembro 17, 2008

Bala Xaxá



Sonhei, do nada, com a bala xaxá. Eu não sabia que a essa bala tinha alguma importância pra mim, tanto tempo guardada no meu incosciente. Eu tinha uns 6, 7 anos. Ela fazia parte do trio que deliciosava a garotada nos anos 70/80: soft, sete belo e a xaxá. Mas por que essa bala estava no meu incosciente??? Será que devo passar por uma sessão de hipnose para descobrir?

Acabo de assisitr ao filme Quando Nieztsche chorou. Uma viagem criada por um psicanalista autor de best sellers (putz, esqueci o nome do cara): nasceria de um encontro imaginário entre o filósofo e o médico alemão Breur (com a participação luxuosa do jovem Freud) a chamada "cura pela fala", mãe da psicanálise. Pois os dois ilustres - Breuer e Nieztsche - desabafam um para o outro suas obsessões, angústias e medo (sobretudo da morte) e vão trazendo do inconsciente aquilo que escodiam de si próprios. O filme mergulha na mente dos personagens e mostra sonhos alucinantes. Pois eis que depois de assistira a toda essa viagem psicanalítica eu só consigo sonhar com as balas xaxá. Deve haver alguma explicação. Vou arriscar:

- Eu queria, mas não tinha dinheiro pra comprar essas balas?

- A última vez que chupei uma bala xaxá aconteceu algo marcante em minha vida...

Quem sabe sonho de novo. Vou ficar pensando no gosto. E se eu ficar deprimida? Nunca mais chupar uma bala xaxá em minha vida? Será que eu aguento?

16 comentários:

Vamirez disse...

Tenta a nova bala 7 belo sabor morango (plastico vermelho). Ela é igual a xaxa rosa, um pouco mais macia, mas quebra o galho!!

Estou procurando agora as xaxa (ou substitutas decentes) nos sabores banana, abacaxi e maça verde.

Plínio Lima disse...

ei!!! você é de que estado?
gostaria de saber até aonde a bala xaxá fez sucesso.
eu moro em natal e aqui essa bala fez muito sucesso!!!
ela era a única que incomodava a sete belo e correndo por fora tinha também as balas xibiu que era muito boa. mas desde o ínicio dos anos noventa que não encontro balas xaxá que era a minha preferida. a de abacaxi!!!

Matheus disse...

Sou De florianópolis, SC e aqui a bala xaxá também era bem vendida, lembro das de abacaxi, morango e côco (embalagem branca) que era a mais rara.

Ju disse...

Não acredito!!!! Finalmente encontrei alguém que lembra da bala xaxá! O povo só lembra de maluquinha, de bala soft! Caramba, xaxá era muito boa!! Só faltava quebrar os dentes, mas era muito boa hehehe...a amarelinha e a cor de rosa huuummmmm. Epa, aqui em Fortaleza não tinha essa de coco não!!! Devia ser uma deliciaaa! E o outro aí que lembrou de "xibiu" kkkkkkkkk é o novoooooo! Adorei o post!

Anônimo disse...

a marca da bala xa xá é a sam's
ah e num lugar perto do meu colégio vende, a minha preferida é a de maçã verde

Anônimo disse...

Veio...

Bala XAXÁ foi o ponto alto da minha infancia e adolescencia...

Quanta saudade da bala XAXÁ... pqp..

Vendia num posto aqui perto de casa por 1 centavo de real cada.. eu ficava vasculhando os gavetas da minha mãe atras de moedas.. e lá ia a pizada com 50 centavos, 1 real, comprar bala... o tio vendia o saco fechado por 2 pila, pois dizia que tinha 200 e poucas balas..

Era mó alegria... enfiva umas 10 balas na boca e ficava meia hora mastigando e babando até as balas amortecerem...

Infelizmente isso foi lá pros anos 90...
Nunca mais vi bala XAXÁ na praça, e nunca mais fui feliz...

A de Coco, que era mais rara era muito boa... era a tal da sobremesa...

A de Abacaxi e Morango eram incomparáveis...

[]s aos colegas amantes de bala XAXÁ.

Evandro

Anônimo disse...

ooooi Akiee ainda teem aa bala Xaxá .. Amoo demaais .. Comeeceei aa Gostaar delee poois um meeenino que eu gostava mee deu uma aai guardeei aa embalagem no meu Diário ee um dia estava no mercadinho comprando pirulito e encontrei a bala Xaxá }!aai eer uma delicia akie eem Natal-RN Teeem um monteee mt mt gostosas aa minha preferida e a que o meu paquera me deu fooi a de framboesa eer ótimaaa :)

RegianneLins disse...

Moro aqui em João Pessoa - Pb e aqui ainda vende a bala xaxá, coloco sempre na minha mesa de trabalho e quando as pessoas voão pegar uma bala ai sempre começa a conversa dizendo o quanto gostava da bala...
E o mais engraçado é que niguem pega só de uma.

Tusy disse...

Gente, senti o gosto dessa bala no meio da tarde trabalhando, e vim correndo pra net procurar e mostrar pras pessoas no escritório.
Sou de Porto Alegre / RS, e aqui faz em média de uns 15 anos pra + que essa bala maravilhosa, deixou de ser comercializada. Que saudade!
Vcs ai de outros estados poderião nos enviar umas pra recordarmos neh!? rsrsrs....
-Aguardo!!!!

Fadrick Paiva disse...

ñ acredito que existam tantas pessoas, de tão diferentes lugares, que apreciam a bala Xaxa, é uma das melhores lembranças da minha infância. Dá dó não encontrar mais esse bombom, aqui em sls/ma só lembra quem tá pra cima dos 30 anos, a juventude não sabe o que perdeu.

bala xaxá disse...

Oi gente! Eu sou de Natal, gostava muito dessa bala xaxa, a de morando e banana ahhhhhhh!!!! POR FAVOR SE ALGUÉM SABE AONDE VENDE ME DIGA PORQUE EU NÃO ACHEI A MAIS DE DÉCADA!
OBRIGADA!
MEU E-MAIL É: marie_ana2@hotmail.com

Unknown disse...

eu compro as balas aqui em porto alegre e tem diversos lugares que vendem e tem todos os sabores. finais de semana compro um saco de 700 gramas e deixo em casa pra me divertir haha

Unknown disse...

em porto alegre tem todos os sabore se diversos lugares pras comprar

Ana Paula Perovano disse...

No final do ano passado fui para Natal a trabalho e reencontrei as balas Xaxa (especialmente as de banana - relembrei meus sabores de infância) e hoje deu saudades.... Moro em Vitória da Conquista na Bahia e não acho as balas....

Unknown disse...

Em que ano ela fez sucesso? ? Onde eu encontro pra devolver o gostinho dela a minha boca. Amava muito

Andréa Nóbrega disse...

Sinto falta dessa bala, minha falecida vó comprava sempre na . A de banana para mim sinto gosto de minha infância e momentos bons, marcou igual perfume.