segunda-feira, agosto 14, 2006

Não

Não quero fazer desse espaço um diário feminista, coisa que eu sequer sou. Ou uma adaptação da coluna Sex And the City, aquela da série americana. Mas hoje meu deu uma baita vontade de escrever sobre a dificuldade das mulheres em dizer NÃO. Conheço dezenas de histórias. Vejo-as cedendo das mais variadas formas, em casa, no trabalho, na rua. Para pais, maridos, filhos, chefes, namorados...Como se fosse uma sublime vocação feminina a eterna submissão ao desejo alheio. Sei que não estou falando novidade alguma, que isso vem sendo dito há anos, mas a consciência dessa realidade parece não ser suficiente para convencer nós, mulheres, a mandar às favas essa sina. Muitas entre nós, simplesmente, não conseguem dizer “não estou afim de transar” (sem usar desculpas como dor de cabeça), usando apenas de franqueza; ou dizer a um filho que não está com vontade de lhe preparar aquele lanchinho porque está com preguiça (isso mesmo, mulher-mãe-dona-de-casa-profissional também tem preguiça!) e sugerir que ele pegue um iogurte na geladeira; ou ainda dizer ao colega, ao chefe, que dispensa gracinhas, insinuações ou cantadas (mesmo as sutis) porque é uma profissional e não está interessada em outra coisa senão trabalhar...E por aí vai, a lista seria interminável. Em vez disso, transam sem vontade, trocam o momento lagartixa no sofá pela sentinela sempre disponível aos filhos e fingem-se de bobas, driblando as segundas intenções no ambiente de trabalho.

Desde que eu me entendo por mulher – e era ainda bem menina quando percebi isso – vejo mulheres a minha volta fazendo todo tipo de concessão. Em maior ou menor escala. E curioso que o oposto disso é uma dureza, uma frieza igualmente inaceitável. Algumas mulheres, por horror à submissão, tornam-se inflexíveis, arrogantes, insensíveis e ferem profundamente a essência feminina. Ficam escravas no NÃO.

Mulheres não devem agir como homens. Acho apenas que elas devem aprender a dizer NÃO, sempre que tiverem vontade, sempre que for necessário. Apenas isso.

2 comentários:

Kerstyen disse...

Estou ficando viciada em você,acredita???? Nesses dias em que você fez "greve" de escrever fiquei ansiosa à espera da sua volta,...que feliz retorno!!!Como são bons seus pensamentos/escritos...me identifico com eles de corpo e alma!Quanto talento minha amiga;tenho orgulho de você.Beijo Key

Falando em viagens... disse...

Ei amiga...obrigada pelos elogios, mas você também escreve muito bem...porque não cria um blog também??? Vou adorar ler o que você escreve e além do mais escrever é uma terapia e tanto...
Beijos!!!!